segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CORTINAS OU PERSIANAS?

 

As cortinas e persianas exercem um papel muito importante na decoração. Elas completam o ambiente, dão charme e também filtram ou bloqueiam a luz do sol.

Na hora H sempre pinta aquela dúvida entre as 2 opções. Bem, isso vai depender de uma série de fatores, como necessidade de blackout ou semi-transparência, a função do ambiente, o gosto do cliente e assim vai…

Uma coisa vos digo, as persianas verticais estão “out of date”! Não tem coisa mais fora de moda, pode ser que volte, assim como na moda, na decoração as tendências voltam, mas geralmente voltam repaginadas. Persianas horizontais são muito utilizadas em cozinhas e banheiros, ou escritórios,  já as cortinas em tecido tem seu lugar de destaque nas salas e quartos.

Vejam a seguir alguns exemplos de persianas e cortinas em diferentes modelos e materiais.

aluminio luxaflex

Notem que as persianas ficam mais elegantes se encaixadas do vão da janela.

cortinas duette luxaflex

Na sala vale acrescentar um xale nas laterais, dando acabamento a composição. Xale em tecido fixado com cabo de aço.

deluxe-bamboo

rolo luxaflex

No ambiente acima o decorador sabiamente mixou a persiana e o xale de tecido. A cortina de tecido fica mais elegante se o seu comprimento for do teto ao chão, com exceção onde houver um obstáculo que obstrua a passagem, como é o caso do parapeito na foto acima.

romana luxaflex

persiana madeira luxaflex

A cortina acima é fixada com cintas de couro e varão. O blog amou!

E abaixo algumas idéias de como pendurar cortinas no varão e uma super dica da arquiteta Nice de Cara sobre os tipos de pregas existentes e seu efeito na cortina de tecido.

Modelos de cortinas para varao

Tipos de pregas - Nice de Cara, arquiteta

Gente, os exemplos de persianas que coloquei no post são em sua maioria da Luxaflex, mas existem também outras empresas excelentes no mercado. Voilà:

 www.luxaflex.com.br
 www.criativapersianas.com.br
 www.persiflex.com.br
 www.uniflex.com.br

8 comentários:

  1. Que lindas as cortinas! Muito bom gosto e super moderno!

    ResponderExcluir
  2. A cortina Romana foi desenvolvida para Residências ou Empreendimentos Comerciais que pedem por detalhes arrojados na decoração.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber qual tipo de cortina colocar na minha casa, se a persiana ou a de tecido. Eu gosto mais da de tecido, mas meu marido quer persiana vertical... e li aí que não se usa mais esse tipo de persiana. E agora?

    ResponderExcluir
  4. Eu utiliso mais as cortinas, mas nos quartos no segundo piso temos persianas de madeira branquinhas e cortinas um pouco como a ultima foto.
    Jokas de Toronto
    Claudia P.
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
  5. É páreo duro! rs Penso que depende do caso. Tenho visto aplicações de persianas maravilhosas! Mas também acho uma cortina de tecido um luxo! Então há que se analisar caso a caso. Adorei o post!
    Obrigada!
    Cláudia Telles

    ResponderExcluir
  6. Responder esta pergunta está cada vez mais difícil, até porque cortinas e persianas estão se misturando. Já há quem chame a cortina romana de persiana romana e não é totalmente sem razão, a cortina romana é uma espécie de persiana. Particularmente, gosto mais da persiana, mas a cortina é mais fácil limpar. Oh, dúvida! rsrs
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...